Internacional

Ex- administrador de Estado norte-americano Henry Kissinger celebra 100 anos

O ex-administrador de Estado norte-americano e conselheiro presidencial Henry Kissinger celebrou, este sábado, 100 anos, continuando activo após ter enfrentado alguns dos períodos mais conturbados dos Estados Unidos, incluindo a presidência de Richard Nixon e a Guerra do Vietname.
Nascido na Alemanha em 27 de Maio de 1923, Kissinger continua conhecido pelo seu papel fundamental na política externa norte-americana nas décadas de 1960 e 1970, incluindo tentativas de retirar as tropas dos Estados Unidos do Vietname, mas não antes de se tornar intimamente ligado a muitos outros conflitos.
Documentos oficiais compilados por organizações não-governamentais, como o National Security Archive da Universidade de Washington, tornam claro o papel de Kissinger em campanhas secretas de bombardeamento no Camboja, o seu envolvimento na espionagem ilegal do então Presidente Richard Nixon e a sua cumplicidade no derrube do Governo do socialista, Salvador Allende no Chile.
David Kissinger, escrevendo no The Washington Post de quinta-feira, disse que o centenário do seu pai “pode ter um ar de inevitabilidade para qualquer pessoa familiarizada com a sua força de carácter e amor pelo simbolismo histórico. Ele não apenas sobreviveu à maioria dos seus colegas, iminentes detractores e alunos, mas também permaneceu infatigavelmente activo ao longo dos últimos anos”
Henry Kissinger celebrará o seu centenário esta semana com visitas a Nova Iorque, Londres e sua cidade natal, Fürth, na Alemanha, escreveu o filho.
Nos últimos anos, Kissinger continuou a exercer influência sobre os agentes do poder de Washington como um veterano diplomata, prestando assessoria a presidentes republicanos e democratas, incluindo durante o governo de Donald Trump.
O antigo político mantém uma empresa de consultoria internacional através da qual faz discursos com o sotaque alemão que não perdeu desde que fugiu do regime nazi com a sua família quando era adolescente.
Ainda este mês, Kissinger opinou que a guerra na Ucrânia está a chegar a um ponto de viragem com a China a entrar em negociações, esperando, em declarações à CBS News, que cheguem ao auge “até ao final do ano”.
Autor do livro “Diplomacia”, uma obra essencial do século XX, Kissinger também foi co-autor de um livro sobre inteligência artificial em 2021 com o título “A Idade da AI: e o Nosso Futuro Humano”, alertando que os governos devem preparar-se para os riscos potenciais associados às novas tecnologias.
Durante oito anos como conselheiro de segurança nacional e secretário de Estado, Kissinger esteve envolvido em grandes eventos de política externa, incluindo o primeiro exemplo de busca de paz no Médio Oriente, negociações secretas com a China para descongelar as relações entre as superpotências emergentes e a instigação de negociações de paz cm vista ao fim do conflito no Vietname.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo